Mitos sobre psicólogos e psicoterapia

9 MITOS SOBRE PSICÓLOGO E PSICOTERAPIA

Você sabe qual é o papel do psicólogo e qual a finalidade da psicoterapia?

Ainda existem muitas crenças equivocadas sobre a psicologia, e muitas pessoas ainda têm preconceito em relação aos cuidados do psicólogo e sobre as suas práticas, sendo uma delas, a psicoterapia.

Neste texto eu falo sobre 9 mitos sobre psicólogo e psicoterapia, que assim como eu, grande parte dos psicólogospsicoterapeutas e estudantes de psicologia já ouviram e provavelmente ainda ouvem com uma certa frequência.

São eles:

1º mito: Quem vai ao psicólogo é louco

Esse é um dos mitos mais frequentes.

Em seu contexto clínico, a psicologia surgiu por demandas específicas voltas para questões de desajustes sociais e mentais, porém se modificou ao longo dos anos, e deixou de agir somente na cura, passando a agir também, na prevenção e manutenção.

psicoterapia não trata somente de patologias, ela também auxilia no autoconhecimento, autorrealização, na ressignificação de crenças limitantes, em questões emocionais, cognitivas e comportamentais, que precisam ser ajudadas e resolvidas.

Muitas pessoas procuram a psicoterapia para aprender a lidar melhor com  questões pessoais (dificuldades, conflitos, mudanças),  assim como também  para um melhor desenvolvimento de si e como um auxílio para o enfrentamento e preparação de novas fases e ciclos.

psicólogo deve ser visto como um profissional de saúde mental, e não de doença mental.

Mesmo que existam desajustes mentais e sociais, também é necessário repensar sobre a ideia de loucura.

Porque afinal de contas, quem define o que é normal?

Gosto muito de uma frase de um filósofo e escritor indiano chamado Jiddu Krishnamurti que diz o seguinte:

” Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente”

 

2º mito: Quem vai ao psicólogo é fraco

Não existem pessoas “fracas” ou “fortes”, a única força capaz de ser medida é a força física. Fora ela, o que existe são diferentes maneiras de lidar com situações específicas.

Procurar um psicólogo, muitas vezes, é reconhecer a existência de um problema e a necessidade de ajuda para superá-lo. Não tem a ver com fraqueza, e sim com o compromisso com seu próprio bem-estar.

Não há como mensurar a dor alheia. Seja qual for o seu sofrimento ou o seu problema, ele é válido e precisa de cuidados!

 

3º mito: Psicólogos são videntes

Psicólogos não leem mentes e não possuem uma bola de cristal. Não adivinham pensamentos e sentimentos, portanto, não tem soluções ou respostas para os seus problemas ou demandas.

Não espere fórmulas mágicas ou receitas com passos imediatos para ser feliz e se livrar dos problemas.

processo terapêutico é uma construção, um trabalho conjunto, entre terapeuta e paciente.

psicólogo é um facilitador do seu caminho, mas cabe a você encontrar as suas próprias respostas.

 

4º mito: Psicólogos não têm problemas e “tiram de letra” as dificuldades

Se fosse assim, não existiriam nutricionistas acima do peso e os médicos não ficariam doentes.

Os psicólogos também precisam conhecer a si mesmos, aprender a enfrentar os seus “monstros” e é muito importante que estes também façam terapia.

Nós, psicólogos, antes de sermos psicólogos, somos seres humanos. Não somos semideuses. Vivemos no mesmo mundo e passamos pelas mesmas dificuldades que qualquer pessoa.

E isso nos aproxima. Somos semelhantes. Pelo menos algumas de suas dores e batalhas, se assemelham às minhas.

 

5º mito: Psicólogos analisam as pessoas o tempo todo

Grande parte (se não, a maioria) dos psicólogos e estudantes de psicologia já ouviram, em seu cotidiano e vida pessoal, frases do tipo:

    • Você está me analisando?”;
    • “Você já deve ter feito um diagnóstico meu, durante a nossa conversa”;
    • “Sobre isso que eu lhe falei, você acha que eu tenho algum problema?”;
    • “Você sabe se eu estou mentindo ou falando a verdade através dos meus gestos?”;
    • “O meu marido isso, o meu filho aquilo… O que você pensa a respeito?”.

Eu por exemplo, já ouvi todas as frases que eu citei acima e mais algumas. A que eu ouço com mais frequência, até hoje, com certeza é a “você está me analisando?”.

Mas a verdade é que nãoNós não analisamos as pessoas, o tempo todo. Nós não diagnosticamos pessoas e não ouvimos nas entrelinhas, enquanto estamos na nossa vida particular. Em nossos momentos de lazer, no nosso tempo livre.

A nossa escuta, enquanto psicólogos, é uma escuta clínica, diferente da escuta, na vida pessoal.

É claro que mesmo em nossa vida particular trazemos o nosso conhecimento e as nossas experiências, mas não aplicamos técnicas no dia a dia, com nossos amigos e familiares e nem tampouco, os analisamos.

 

6º mito: Se o psicólogo não passou pela mesma situação que eu, ele não está apto para me compreender

– “Se o psicólogo não for casado, ele não vai saber nada sobre casamento/relacionamento”;

– “Se o psicólogo for muito novo, ele não tem muita experiência e não pode me ajudar. Aliás, eu já vivi muito mais do que ele”;

– “Se o psicólogo não tem filhos, ele não sabe nada sobre crianças.”;

– “Se o psicólogo não teve depressão, ele não sabe como é na prática. Só quem já passou sabe como é”.

Esse tipo de visão é muito frequente e equivocada, pois a formação do psicólogo possibilita, através de anos de estudo sobre o ser humano, a compreender diversas realidades e situações, em diferentes fases da vida, e com diferentes perspectivas.

Além da teoria, o psicólogo também aprende na prática. São dezenas de disciplinas, estágios, atendimentos e supervisões que ele traz na bagagem e possibilitam o seu entendimento através de vivências, assim como o torna apto para lidar com situações diversas.

Um médico não precisa ter câncer para saber lidar e tratar do câncer, certo? O psicólogo da mesma forma.

 

7º mito: Psicoterapia é a mesma coisa que autoajuda

A psicologia, enquanto ciência, parte do pressuposto de que cada indivíduo é único e subjetivo, ou seja, traz consigo formas de ser e estar no mundo. Ela leva em conta a questão psicossocial e entende que nem tudo é para todos. Cada caso é um caso.

autoajuda, por sua vez, geralmente discute assuntos demasiadamente abrangentes, não leva em conta a diferença cultural e nem o contexto social. Sugere caminhos e não leva em conta as particularidades de cada um.

Na psicoterapia os sentidos são construídos, reconstruídos e reforçados e o paciente é quem traça o seu caminho, ele é autônomo enquanto sujeito e senhor das suas escolhas.

 

8º mito: Psicólogos são sempre calmos, tranquilos e equilibrados

Não, não somos. Nós, psicólogos, estamos sujeitos as mesmas variáveis que qualquer outra pessoa.

Nós temos os mesmos sentimentos e emoções, e por mais que o que se espera é que saibamos lidar com as emoções e adversidades da vida de uma forma mais equilibrada, nós não sabemos lidar com tudo e também não somos seres angelicais e perfeitos, que conseguem manter a calma e a tranquilidade o tempo todo.

Lembro de um episódio, em que eu estava no final da faculdade, exausta, dormindo 3 horas por noite, estudando, trabalhando e estagiando, e em um dia certo dia, eu fiquei muito brava e indignada com uma situação e uma pessoa próxima me falou: “nossa, mas tu já és quase uma psicóloga, não deveria ficar assim, tens que dar o exemplo.”

É claro que eu exagerei, porque como eu falei, eu estava cansada, exausta e juntou um monte de variáveis. Talvez se eu estivesse descansada, em um ritmo menos acelerado, eu não tivesse ficado tão brava daquela maneira, mas o fato e que aquela frase me deixou mais indignada ainda.

Nós não temos controle sobre as variáveis, também estamos expostos. E sim, em alguns momentos também brigamos, nos indignamos, ficamos irritados e bravos.

Psicólogos não são monges e nem seres de luz. E isso não nos torna menos capacitados.

9º mito: Estou tomando remédio prescrito pelo psiquiatra, não preciso ir ao psicólogo fazer psicoterapia 

Muitos pacientes começam a se tratar com psiquiatras antes da buscarem psicoterapia. Obviamente, se o medicamento prescrito for o adequado e o seu corpo reagir bem, após em média 15 dias, você deverá sentir uma melhora dos sintomas.

O problema não é o medicamento em si, o problema é achar que por ter uma melhora dos sintomas, os seus problemas estão resolvidos.

Os medicamentos agem nos sintomas, e não na causa. Os sintomas são a “pontinha do Iceberg”, ou seja, o que se vê e sente. Mas existe algo anterior a isso. Ou seja, a causa.

Se a causa dos sintomas não for investigada e trabalhada, existe grande possibilidade de eles retornarem, assim que o medicamento for retirado.

Por exemplo, se uma pessoa está resfriada, ela pode fazer uso de medicamentos e os sintomas podem desaparecer certo?  Porém, algo causou aquele resfriado. Ela não ficou resfriada “do nada”.

Se o que causou aquele resfriado foi ela ter tomado chuva e ter ficado molhada por algumas horas, em um dia frio, e ela continuar tomando banhos de chuva em dias frios e permanecer molhada por horas, as chances de ela se resfriar novamente é grande.

Nada surge do nada. A causa antecede os sintomas.

Por isso, se você está tomando medicamento e quer agir na causa, na raiz do problema, você deve sim procurar um psicólogo e fazer psicoterapia.

 

CONCLUSÃO

Quais dos mitos sobre psicólogo e psicoterapia você já conhecia? Quais você replicava?

E você, estudante de psicologia ou psicólogo, quais destes você já ouviu? Com quais você se identificou?

Você tem mais mitos sobre psicólogo e psicoterapia para compartilhar? Eu quero saber! Me conta nos comentários! 

 

Creditos: Jóice Bruxel
Psicóloga CRP-08/25350

Fonte: https://joicebruxel.com.br/mitos-psicologo-psicoterapia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *