VOCÊ SABIA?

QUE HÁ DIFERENÇA ENTRE...

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

5.1. Voce Sabia
Espaço Consciência Laboral

PSICOLOGIA DO TRABALHO

construtor

O QUE É A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO?

Um dos focos da Psicologia Empresarial está na melhora da produtividade e do lucro da empresa. Inicialmente, a função do psicólogo que atuava nesse ramo era exclusivamente conseguir profissionais adequados para cada função dentro da empresa. Ou seja: ele se preocupava com que era melhor para o negócio.
Com o tempo, percebeu-se que a produtividade do ser humano e a da organização estavam diretamente ligadas. A partir daí, começou a preocupação não apenas com a empresa, mas também com seus funcionários e sua qualidade de vida. Foi dessa forma que surgiu 𝐚 Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Seu objetivo é propiciar um ambiente que favoreça o trabalhador a atingir não apenas as suas metas de trabalho, mas também as suas realizações profissionais e pessoais. Assim, o psicólogo especialista nessa área se preocupa em criar estratégias que combinem suprir tanto a satisfação das necessidades das organizações quanto a de seus trabalhadores.

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL X PSICOLOGIA DO TRABALHO

Muito embora as duas estejam interligadas, elas não são exatamente a mesma coisa. A Psicologia Organizacional, como o próprio nome diz, está ligada a uma organização ou empresa. Por isso, a sua atuação é voltada para atender às necessidades dos vários setores do empreendimento. Seu objetivo é aprimorar o trabalhador para que gere melhorias para a organização e, assim, promover também melhorias para ele mesmo.
Já a Psicologia do Trabalho é mais abrangente, uma vez que nem todo trabalho depende de uma empresa. Consideremos, por exemplo, um trabalhador rural e seu ambiente de trabalho, que é o campo. Essa área da psicologia estuda o homem em seu ambiente laboral, garantindo a sua saúde e a segurança em seu trabalho, independentemente se é ou não em um ambiente empresarial.
Ao compreender a diferença entre as duas, podemos entender bem as suas ações e obter uma melhor análise de seus resultados. Entretanto, como ambas atuam na mesma área de pesquisa e prática, os cursos de especialização as tratam de modo correlato.

A UTILIZAÇÃO NAS EMPRESAS

A Psicologia Organizacional pode ser utilizada em todos os subsistemas de RH, entre eles:
Ψ atração e retenção de talentos;
Ψ manutenção na qualidade de vida;
Ψ criação de condições favoráveis do ambiente;
Ψ aumento do engajamento;
Ψ planos de cargos e salários;
Ψ diagnóstico institucional;
Ψ gerenciamento dos dilemas organizacionais.

A Psicologia do Trabalho atua em situações bem pontuais como:
Ψ implementação de Programa Saúde Mental Corporativo;
Ψ aplicação de ferramentas de desempenho;
Ψ medidas de prevenção em saúde mental e segurança do trabalho;
Ψ medidas de prevenção em segurança psicológica;
Ψ trabalho em equipe e em grupos;
Ψ melhoria na comunicação e feedback;
Ψ ações de motivação;
Ψ palestras, campanhas com temática de saúde mental no trabalho.