Psicologia da Dança

Psicologia da Dança: Quem dança seus males espanta

psicologia da dança busca compreender a relação entre dança e saúde mental. Bem como compreender de que maneira podemos melhorar aprendizagem e rendimento em dança. Em suma, o objetivo principal da área é melhorar o bem-estar e buscar saúde integral para todos os envolvidos com a dança.

A dança data de muito antes da psicologia. A dança não técnica surge paralela ao surgimento do ser humano. A partir do surgimento da dança técnica na sociedade decorrem algumas questões, como, por exemplo, o interesse em melhorar o desempenho de dançarinos e compreender os efeitos da dança nas pessoas que praticam. A psicologia da dança nasce como área de estudo para responder a estas e outras questões.

Dançando

 

 

Ao estudar a dança, os bailarinos, instituições e os efeitos da dança o psicólogo se insere em escolas e companhias de dança a fim de melhorar o desempenho e bem-estar de bailarinos e desenvolver projetos que utilizem a dança como promotora de saúde.

 

Dançando

A psicologia aplicada à dança possui predominantemente duas nomenclaturas. São elas “dance psychology” (Lovatt, 2013) e “psychology of dance” (Taylor & Taylor, 1995). Ambas podem ser traduzidas de forma livre como “psicologia da dança” e é assim que iremos nos referir a esta área do conhecimento.

 

Dançando

 

A psicologia da dança não se preocupa apenas com os efeitos da dança em bailarinos, busca também, em melhorar questões cognitivas e emocionais nestas populações. Apesar de, obviamente, esta ser também uma preocupação da psicologia da dança

Dançando

 

Os ganhos a partir da entrada no grupo foram relatados a partir de modificações internas – “estar mais desperto, perda da timidez, melhor posicionamento perante os outros, sentir­-se com mais atividade e mais feliz, sentir-se importante como pessoa, fortalecimento de autoconfiança”, ampliação do conhecimento; modificação na relação com as pessoas e modificações do aspecto artístico.

 

“É a relação grupal, na forma como se apresenta hoje, o grande propiciador de efeitos terapêuticos percebidos pelos integrantes, e não a situação artística isoladamente. A arte da dança ocupa um lugar modesto na busca de identificação da presença de um valor terapêutico dentro do grupo em questão.”

Dançando

 

Agora que você sabe que a dança proporciona influenciam nas nossas emoções e no comportamento. Que tal começar a praticar a que o estilo esteja mais adequada para você. Vamos?

 

 

Não esquece

CUIDE-SE BEM. O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.

SER CONSCIÊNCITE É VIVER O AQUI E AGORA.

Procure um profissional e invista no seu bem-estar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *