Segurança Psicológica

Saúde Mental no Trabalho – Segurança Psicológica

Em uma época em que tanto se fala de estresse, depressão e ansiedade, a segurança psicológica tornou-se algo ainda mais urgente dentro das empresas.

Segurança psicológica é um senso de que a equipe não irá envergonhar, rejeitar ou punir alguém por se pronunciar. Este termo foi cunhado pela Dra. Amy Edmondson, professora de Harvard, e de acordo com ela “é uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que a equipe é segura para a tomada de riscos interpessoais”.

Vergonha

Para que isso se torne uma realidade dentro dos empreendimentos, é necessário que haja uma excelente liderança. As pessoas à frente do negócio precisam saber lidar com os inúmeros desafios corporativos e manter as equipes unidas e confiantes. Assim, além do aumento da produtividade, a rotatividade dos colaboradores será bem menor.

O que pode gerar insegurança e como introduzir a segurança psicológica no trabalho?

  • MÁ GESTÃO:

Um dos maiores problemas nesse cenário é a ausência de uma gestão eficiente. Pensar somente em bons resultados numéricos, por mais que eles sejam alcançados, pode custar demais para uma empresa.

Uma gestão ineficaz não leva em conta as pessoas. Está sempre em busca do crescimento da empresa, sem se dar conta de que ele não é possível sem o trabalho de toda a equipe.

    • FALTA DE LIDERANÇA:

E o que gera uma má gestão? A falta de liderança. Isso não quer dizer que as empresas não tenham os postos de chefia, mas, sim, que a diretoria não se comporta como deveria.

Ela desconhece as suas responsabilidades enquanto protetora da saúde física e mental dos colaboradores no ambiente de trabalho. Em diversos casos, os líderes se preocupam com o alcance de suas metas e se esquecem do ser humano que deverá cumpri-las.

 

  • AUSÊNCIA DE PLANO DE CARREIRA:

A falta de segurança psicológica muitas vezes está ligada também à falta de perspectiva na empresa. Quando um profissional não tem um plano de carreira, pode sofrer com uma série de possibilidades acerca do seu próprio futuro. O estresse pode surgir, por exemplo, porque a pessoa se sente completamente estagnada. Não consegue saber ao certo se terá chances de subir de cargo, quando, e se terá como obter ganhos mais altos posteriormente.

 

    • DIÁLOGO INEXISTENTE:

A falta de transparência é mais um ponto que merece muita atenção por parte das empresas. Várias delas traçam planos e tomam decisões totalmente verticais, sem se preocupar com os colaboradores.

Trabalhar sem entender o que está havendo na empresa é angustiante. Além disso, abre espaço para teorias da conspiração, para conversas paralelas equivocadas, entre outras situações totalmente negativas e desnecessárias.

 

A segurança psicológica é fundamental para o bom funcionamento das empresas.

Nesse sentido, uma boa gestão de RH pode ajudar com as ações focadas em uma liderança mais acertada e na promoção do bem-estar geral. Ter o feedback dos colaboradores também é fundamental para saber como eles se sentem e assim poder atender às suas necessidades. Isso faz com que, inclusive, o turnover seja muito menor.

Não esquece

CUIDE-SE BEM.

O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.

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Procure um profissional e invista no seu bem-estar!

 

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