Anatomia da saúde mental

A ANATOMIA DA SÁUDE MENTAL

O cérebro e as reações bioquímicas

O cérebro doente apresenta alterações bioquímicas específicas, que variam dependendo do tipo de problema. No cérebro humano, há um circuito associado ao humor e ao comportamento. Com as análises, os especialistas são capazes de medir a atividade cerebral do paciente. “Esses exames mostram que algumas áreas do cérebro desses pacientes são desreguladas”.

Células cerebrais são danificadas

Identificar a tempo a possibilidade de uma doença mental se manifestar é importante não só para o tratamento em si, mas também para proteger o cérebro e o restante do organismo. Após a primeira crise, as células cerebrais ficam danificadas.”

 

Saúde mental ainda é pouco falada…

O estrago é gradativo: À medida que o paciente piora, mais células são perdidas. É possível, de acordo com alguns estudos recentes, que esses distúrbios liberem compostos que, quando em excesso, não deixam que o restante das células cerebrais trabalhe normalmente. A longo prazo, isso pode significar perda irreversível de raciocínio, aprendizagem, julgamento, planejamento e alterações sérias de humor. “O conceito de prevenção e promoção da saúde mental é novo na psiquiatria e pouco discutido no Brasil”, completa Ary Neto. “Todo mundo fala sobre saúde física, mas cuidar da mente ainda é um assunto pouco debatido”.

 

NÃO JULGUE… SE INFORME… E PEÇA AJUDA..

 

COMO REAGIR QUANDO TE CONTAM SOBRE UM TRANSTORNO MENTAL
    1. Celebre que a pessoa tenha te contado. Demonstre que está feliz pela confiança e pela atitude. Mostre que não é um tabu.
    2. Converse abertamente.  Com cuidado, carinho e empatia. Compreenda o que a pessoa está vivendo.
    3. Não tenha pressa e não julgue. Cada um tem seu tempo de recuperação e essa demora não é fraqueza, nem falta de esforço
    4. Confira as formas como a pessoa se sente à vontade com você.  Passear ou conversar outros assuntos são formas de conexão.
    5. Caso alguém fale da pessoa com julgamento e preconceito. Não incentive, seja assertivo que essa visão não é humana e não ajuda em nada.

 

 

TENHA EMPATIA… EM OUTRO MOMENTO PODE SER VOCÊ…

CUIDE-SE BEM.

O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.

SER CONSCIÊNCITE É VIVER O AQUI E AGORA.

Procure um profissional e invista no seu bem-estar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *