A Importância da Saúde Mental no Ambiente Corporativo

Afinal, qual sua importância no ambiente do trabalho e o que isso pode impactar nos resultados da empresa?

A Saúde Mental é definida pela OMS como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

De acordo com a OMS em média 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como por exemplo a Ansiedade, a Depressão e o Estresse.

Um ambiente profissional negativo ou tóxico pode gerar diversos problemas e desgastes cognitivos ao colaborador.

O impacto da Saúde Mental na qualidade do trabalho

De acordo com a OMS, embasadas na Rais e Dieese, as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil são:

    • Depressão (59% das pessoas se encontram em estado máximo de depressão);
    • Transtorno de Ansiedade (63% das pessoas possuem algum problema de ansiedade);
    • Estresse (37% das pessoas estão estressadas com nível extremamente severo);
    • Burnout (44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental).

 

A importância de um programa de Saúde Mental na empresa

Um programa de Saúde Mental na empresa serve para orientar os colaboradores e ajudá-los a enfrentar a grande pressão do trabalho, desassociando das relações pessoais. Ajuda a diminuir a incidência de doenças e, consequentemente, melhora o relacionamento, faz com que a equipe trabalhe de forma mais integrada e engaja os profissionais.

 

Recomendo algumas ações básicas para melhorar a Saúde Mental dos colaboradores:

Relatório

    1. Acompanhamento Psicológico – O psicólogo tem como função avaliar o comportamento humano e pode identificar possíveis transtornos mentais que precisarão de tratamento especializado.
    2. Capacitação dos Gestores – Treinamentos que preparem o Gestor para saber ouvir e lidar com sua equipe, além de identificar e mudar situações em sua atuação que possam estar gerando algum tipo de estresse e ansiedade.
    3. Campanhas Internas – A empresa pode realizar campanhas internas com o objetivo de fomentar a conscientização coletiva a respeito dos transtornos psicológicos e da importância da adoção de práticas que auxiliem na boa saúde mental.
    4. Momentos de relaxamento – Crie grupos dentro das equipes através de apps de yoga, meditação ou com o que melhor os colaboradores se identifiquem.
    5. Prática de Exercícios – A prática de exercício físico contribui para o alívio do estresse e da ansiedade. Principalmente atividades que trabalham a respiração e o equilíbrio entre o corpo e a mente. Portanto, a empresa deve criar incentivos para que seus colaboradores pratiquem exercícios físicos regularmente. Fazer parcerias de desconto com academias é uma ótima opção nesse sentido.

Importante

Não podemos esquecer que as pessoas são a “alma da empresa”. Sempre digo: Uma empresa é um organismo vivo, é composto de pessoas, e sem elas não há cultura, não há relações, não há comunicação, não há interação, não há propósito.

Uma organização saudável diminuirá seu turnover, terá baixo absenteísmo, contará com maior motivação e, consequentemente, alta produtividade de seus colaboradores! 

 

Fonte: https://blog.psicologiaviva.com.br/saude-mental-no-ambiente-corporativo/

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