Saúde Mental no Trabalho – Políticas Organizacionais

As Políticas Organizacionais são guias orientadoras que balizam as ações para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos para a organização. As políticas são desenvolvidas no planejamento tático das organizações e funcionam como guias gerais de ação.

As Políticas Corporativas são manuais constituído de diretrizes baseadas nos objetivos organizacionais e visam oferece rumos para as pessoas dentro da organização. Elas definem limites ou fronteiras dentro dos quais as pessoas podem tomar suas decisões e reduzem o grau de liberdade para a tomada de decisão dos colaboradores da organização.

 

 

Variedades de Políticas Organizacionais:

    • Política de Recursos Humanos
    • Política de Vendas
    • Política de Produção
    • Política de Créditos
    • Etc.

 

 

Cada uma dessas geralmente é desdobrada em políticas mais detalhadas:

As políticas de recursos humanos são divididas em política de recrutamento e seleção, de remuneração, de benefícios, de treinamento, de segurança, de saúde etc.

As políticas de vendas são divididas em políticas de atendimento ao cliente, de pós-vendas, de assistência técnica, de garantia etc..

 

Funções das Políticas Organizacionais

Richard Hobart Buskirk, em 1971, listou cinco funções básicas das políticas organizacionais:

  1. Uniformidade do comportamento na organização
  2. Continuidade das decisões
  3. Sistema de comunicação
  4. Facilitador na tomada de decisão
  5. Proteção contra pressões imediatista

 

 

Tipos de Políticas Organizacionais

Classificação da Política quanto ao escopo:

Política de Negócio: Lidam com o dia a dia dos responsáveis pelas linhas de produtos. Estreitando o campo de alternativas na tomada de decisão operacional, enfatizando o papel de facilitador nesta tarefa.

Política corporativo: diz respeito a estrutura da alta administração à qual as unidades de negócio se reportam, refletem a natureza da organização.

Classificação quanto à clareza

Políticas Explicitas: são escritas e formalizadas em documentos, como carta magna, manual de princípios, regimentos internos ou outros semelhantes.

Políticas Implícitas: são orientações não redigidas. As suas fontes são tradições, usos e costumes da organização, consolidado pela repetição, refletindo a parte da cultura organizacional

Classificação quanto as pessoas afetadas

Políticas Internas: São aquelas que orientam e regula os relacionamos entre os funcionários da organização, a exemplo de programas de carreiras e de treinamento, produção, entre outras.

Políticas Externas: incidem em maior número de dentro das áreas e departamento que estabelecem maior contato com os diferentes públicos externos, como clientes, fornecedores, governos e intermediários.

 

Conclusão:

A Política Organizacional ela favorece a descentralização de poder e de decisão porque dá ao superior a segurança de sai equipe terá orientação para as suas tarefas e tomadas de decisões.

A política organizacional formalizada fortalece a capacidade de iniciativa e decisão do empregado, pois ele poderá tomar algumas decisões sabendo que elas contão com o apoio e aprovação de seus superiores, já que foram baseada nas políticas da organização.

Fonte: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/politicas-organizacionais-conceitos

Não esquece

CUIDE-SE BEM.

O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.

SER CONSCIENTE É VIVER O AQUI E AGORA.

Procure um profissional e invista no seu bem-estar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *