Família e trabalho

Saúde Mental no Trabalho – Família e Trabalho

Diz a sabedoria popular que o trabalho dignifica o homem. No entanto, é preciso reconhecer a importância de administrá-lo junto com a rotina e as atividades relativas ao lar para que você consiga estabelecer uma vida mais saudável e equilibrada.

O trabalho dignifica, traz motivação e proporciona senso de utilidade ao ser humano, além de, claro, fornecer o sustento. Entretanto, apesar de ser importante, não deve ser tudo na vida de uma pessoa, pois o lazer, o autocuidado e o contato com outros indivíduos, principalmente os familiares, também é fundamental. Nesse sentido, batalhar para dar conforto aos entes queridos é tão necessário quanto estar, de fato, presente na vida deles.

 

Manter a saúde física e emocional

Para se manter sempre sadio e forte, o corpo humano exige uma rotina bem balanceada, com horas dedicadas ao trabalho, às atividades físicas, ao lazer e ao descanso, que são extremante importantes para que consigamos recarregar as energias.

 

 

 

Garantir a participação na vida familiar

Você já teve a sensação de que é um estrangeiro em sua própria casa? Esse sentimento incomum pode ser um forte indício de que o trabalho está ocupando um espaço maior do que o recomendado em seu plano de vida. Participar das decisões da casa e acompanhar a rotina doméstica contribui não somente para o sentimento de pertencimento — essencial aos seres humanos —, mas também funciona com um escape necessário das demandas do mundo corporativo.

Super feliz

Adquirir qualidade de vida

A qualidade de vida é o objetivo primordial de quem busca uma existência plena e feliz e, por isso, é uma conquista tão importante e uma grande razão para buscar um equilíbrio entre família e trabalho. Quem atinge esse patamar vive com mais tranquilidade, tem mais saúde e consegue coordenar melhor suas atividades para cumprir suas obrigações de forma produtiva e aproveitar os momentos de descontração com mais leveza.

 

Organize a sua rotina

Organização é a palavra-chave e também o primeiro passo para que você consiga conciliar trabalho e família de uma forma realmente eficaz. Para isso, uma boa dica é estabelecer um planejamento estruturado da sua rotina. Comece organizando uma agenda para coordenar os seus horários: anote os seus compromissos profissionais, determine horários e prazos para a realização das suas atividades diárias e, por fim, mas não menos importante, separe um tempo para o descanso e lazer.

Evite levar trabalho para casa

Um dos pontos mais importantes para conciliar trabalho e família é conseguir estabelecer uma correta separação entre os momentos dedicados a cada um. Por isso, procure ter em mente que a sua casa não deve se tornar uma extensão do escritório.

Embora seja importante dividir com a família as preocupações e as conquistas relativas ao ambiente profissional, as resoluções necessárias devem ser tomadas em horário comercial.

 

Valorize os momentos em família

Falando em evitar as distrações que podem distanciá-lo de importantes momentos familiares, reconhecer a importância dessas ocasiões e se esforçar para estar presente é algo que certamente vai ajudá-lo a manter um equilíbrio na rotina.

Com isso em mente, tente sincronizar os horários no trabalho e mantenha uma boa organização nas suas atividades para que você consiga aproveitar oportunidades como a hora das refeições e os finais de semana para estar com a família sem perder de vista as obrigações profissionais.

 

Não esquece

CUIDE-SE BEM.

O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.

SER CONSCIENTE É VIVER O AQUI E AGORA.

Procure um profissional e invista no seu bem-estar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *