Liderar é dirigir pessoas. Ou seja, saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados.
“Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de pessoas. E pessoas geram resultados. – Simon Sinek.
Existem algumas características que um bom líder deve possuir (e exercitar constantemente). Então conheça algumas delas:
- Saber ouvir;
- Ser transparente;
- Saber trabalhar em equipe;
- Ter paixão pelo que faz;
- Ser humilde
- Acompanhar as mudanças;
- Dar o exemplo;
- Saber delegar;
Alguns dos tipos mais populares de liderança:
- Democráticos,
- Meritocráticos,
- Liberais,
- Autoritários,
- Paternais,
- Transformador.
Embora algumas dessas formas de liderança sejam mais eficazes do que outras, tudo pode variar de acordo com a necessidade de cada equipe o perfil dos profissionais liderados.
A liderança reflete diretamente na qualidade do trabalho prestado pelo grupo. Uma boa liderança precisa ser cativa, convincente, e acima de tudo, servir de exemplo para os demais membros do grupo.
Quando você pensa em “o que é liderança”, deve analisar que se trata não apenas de uma posição em que se é colocado, mas sim em um conjunto de atitudes e comportamentos que levam determinada pessoa a se tornar destaque dentro de um grupo.
Os princípios-chave de líderes excepcionais, de Dale Carnegie .
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- Sabem como criticar
- Reconhecem seus próprios erros perante a sua equipe
- Sabem quando sugerir ao invés de ordenar diretamente
- Elogiam todos os pontos fortes
- Esperam por excelência
- Tornam os desafios mais fáceis
- Tornam seus colaboradores mais satisfeitos com seus trabalhos
O papel do gestor para manter um ambiente seguro
Infelizmente, muitos colaboradores têm medo de se abrir sobre esse tema no trabalho por culpa ou medo. É nesse ponto que o líder tem uma função indispensável, devendo garantir que o tema seja tratado de forma franca e sem julgamentos e que o profissional com problemas tenha todo o apoio de que necessita.
Um ambiente de trabalho onde a segurança psicológica é estabelecida se torna mais acolhedor e convidativo. Isso favorece a inclusão, a aceitação e o melhor convívio entre os sujeitos.
Logo, um time que consegue explorar seu potencial e atua em alta performance é aquele no qual as pessoas têm ajuda para cuidar de sua saúde mental e se sentem psicologicamente seguras.
Como promover a segurança psicológica nas empresas?
Mudanças de perspectiva e algumas atitudes adotadas pela gestão são necessárias para mudar esse quadro e possibilitar a segurança psicológica. Na sequência, seguem algumas ideias que podem ser colocadas em prática.
- Trate questões de saúde mental abertamente e sem tabus;
- Pratique a escuta ativa;
- Não espere para tocar em assuntos complexos;
- Desenvolva suas soft skills;
Zelar pela saúde mental dos colaboradores e reconhecer a relevância do tema são passos importantes para que ambientes de trabalho não se tornem verdadeiras bombas-relógio prestes a detonar.
CUIDE-SE BEM.
O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.
SER CONSCIENTE É VIVER O AQUI E AGORA.
Procure um profissional e invista no seu bem-estar!