Saúde Mental no Trabalho – Papel da Liderança

Liderar é dirigir pessoas. Ou seja, saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados.

“Líderes não cuidam de resultados. Líderes cuidam de pessoas. E pessoas geram resultados. – Simon Sinek.

Existem algumas características que um bom líder deve possuir (e exercitar constantemente). Então conheça algumas delas:

  • Saber ouvir;
  • Ser transparente;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ter paixão pelo que faz;
  • Ser humilde
  • Acompanhar as mudanças;
  • Dar o exemplo;
  • Saber delegar;

Importante

 

Alguns dos tipos mais populares de liderança:

  • Democráticos,
  • Meritocráticos,
  • Liberais,
  • Autoritários,
  • Paternais,
  • Transformador.

 

Embora algumas dessas formas de liderança sejam mais eficazes do que outras, tudo pode variar de acordo com a necessidade de cada equipe o perfil dos profissionais liderados.

A liderança reflete diretamente na qualidade do trabalho prestado pelo grupo. Uma boa liderança precisa ser cativa, convincente, e acima de tudo, servir de exemplo para os demais membros do grupo.

Quando você pensa em “o que é liderança”, deve analisar que se trata não apenas de uma posição em que se é colocado, mas sim em um conjunto de atitudes e comportamentos que levam determinada pessoa a se tornar destaque dentro de um grupo.

Os princípios-chave de líderes excepcionais, de Dale Carnegie .

    • Sabem como criticar
    • Reconhecem seus próprios erros perante a sua equipe
    • Sabem quando sugerir ao invés de ordenar diretamente
    • Elogiam todos os pontos fortes
    • Esperam por excelência
    • Tornam os desafios mais fáceis
    • Tornam seus colaboradores mais satisfeitos com seus trabalhos

O papel do gestor para manter um ambiente seguro

Infelizmente, muitos colaboradores têm medo de se abrir sobre esse tema no trabalho por culpa ou medo. É nesse ponto que o líder tem uma função indispensável, devendo garantir que o tema seja tratado de forma franca e sem julgamentos e que o profissional com problemas tenha todo o apoio de que necessita.

Um ambiente de trabalho onde a segurança psicológica é estabelecida se torna mais acolhedor e convidativo. Isso favorece a inclusão, a aceitação e o melhor convívio entre os sujeitos.

Logo, um time que consegue explorar seu potencial e atua em alta performance é aquele no qual as pessoas têm ajuda para cuidar de sua saúde mental e se sentem psicologicamente seguras.

Como promover a segurança psicológica nas empresas?

Mudanças de perspectiva e algumas atitudes adotadas pela gestão são necessárias para mudar esse quadro e possibilitar a segurança psicológica. Na sequência, seguem algumas ideias que podem ser colocadas em prática.

  • Trate questões de saúde mental abertamente e sem tabus;
  • Pratique a escuta ativa;
  • Não espere para tocar em assuntos complexos;
  • Desenvolva suas soft skills;

Zelar pela saúde mental dos colaboradores e reconhecer a relevância do tema são passos importantes para que ambientes de trabalho não se tornem verdadeiras bombas-relógio prestes a detonar.

Não esquece

CUIDE-SE BEM.

O MUNDO PRECISA DO SEU MELHOR.

SER CONSCIENTE É VIVER O AQUI E AGORA.

Procure um profissional e invista no seu bem-estar!

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